Vem ser feliz! Aplique no seu negócio 3 estratégias que fizeram o Magazine Luiza crescer 259,5% no auge da crise

Robson almeida - redator freelancer
Robson Almeida
Redator especialista em SEO

Você deseja triplicar o lucro do seu negócio, certo? Pois foi exatamente isso que aconteceu com o Magazine Luiza no último trimestre de 2017. Um crescimento triunfal de 259,5% em comparação ao ano anterior.

Ok, provavelmente você não dirige uma das maiores redes varejistas do país, que registrou registrou lucro líquido de R$ 165,6 milhões em apenas 90 dias. Mas o objetivo deste artigo é revelar 3 estratégias poderosas de vendas que você pode colocar em prática no seu negócio sem gastar uma fortuna.

E para quem é esse conteúdo?

  • Produtores digitais;
  • Afiliados;
  • Consultores de Marketing Digital;
  • Empreendedores;
  • Quem tem loja no Mercado Livre;
  • Quem vende em grupos do Facebook;
  • Gestores de E-commerce;
  • Trabalhadores autônomos;
  • Médicos;
  • Jornalistas;
  • Advogados;
  • Arquitetos;
  • Dentistas;
  • E outros profissionais liberais;

Como o Magazine Luiza venceu a crise

Você sabe muito bem que nos últimos anos o país esteve mergulhado na maior recessão da História. E como isso impactou uma grande rede varejista como o Magazine Luiza?

Violentamente.

Some a isso o grande risco de inadimplência, com o desemprego deixando mais de 14 milhões de trabalhadores em situação vulnerável. Muitos interromperam tratamentos de saúde, faculdades, financiamentos da casa própria, enfim, cortaram em tudo que foi possível.

Mesmo assim, mais da metade das famílias brasileiras não conseguiram escapar das dívidas. E grande parte com juros astronômicos do cartão de crédito.

Afinal, com menos pessoas dispostas a comprar eletrodomésticos, artigos de informática e móveis novos para a casa, imagine o desafio colossal de manter uma rede com mais de 800 lojas em 16 estados do país?

Preparo e valentia

Só que a resposta do Magazine Luiza foi priorizar os investimentos certos. Pois se você estiver realmente disposto a procurar informações, vai encontrar oportunidades em qualquer cenário.

No caso do varejo, em 2013 o E-commerce já faturava R$ 29 bilhões e não parou de crescer desde então. Você pode comparar com a expectativa de vender R$ 69 bilhões em 2018, conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Em plena crise, o e-commerce registrou:

  • Crescimento de 20% em 2013;
  • Crescimento de 24% em 2014;
  • Crescimento de 12% em 2015;
  • Crescimento de 7% em 2016;
  • Crescimento de 12% em 2017.

Compreendendo essa oportunidade, o Magazine Luiza resolveu intensificar seus esforços em vender pela internet. E, assim, definiu um audacioso planejamento de marketing digital, adotando as 3 estratégias que você confere a seguir:

1 - Conteúdo e SEO

Você já tem um site? Ele já recebe milhares de visitas todos os dias sem precisar gastar com anúncios? Seja qual for seu mercado de atuação, uma forte presença online é indispensável.

Mas, no estudo de caso do Magazine Luiza, você deve questionar: “Eles investem uma fortuna em anúncios”. Pode até ser, mas também abra os olhos para o que acontece ao redor e com certeza ficará feliz em aprender um segredo guardado a 7 chaves que vai ser um verdadeiro divisor de águas para seu negócio.

Observe na imagem abaixo qual é a resposta do Google quando alguém busca pela palavra “TV”, um dos produtos mais importantes para uma rede varejista como o Magazine Luiza. Os anúncios estão destacados na cor verde. Em, seguida, aparecem os resultados orgânicos.

Repare quem está circulado em vermelho: isso mesmo! O Magazine Luiza! Disputando o primeiro lugar no ranking com outra gigante do varejo, Lojas Americanas (do grupo B2W Digital, que também controla os sites Submarino, Shoptime e SouBarato).

Em termos de tráfego orgânico, estudos mostram que em média o primeiro resultado no Google tem 32,5% dos acessos; o segundo lugar fica com 17,6% e o terceiro 11,4%.

Se você pesquisar “TV” no Keyword Planner, a ferramenta que analisa o volume de buscas para uma determinada palavra-chave, vai se surpreender. O volume é monstruoso! A média de pesquisas mensais pode ultrapassar 1.000.000!!!

Agora vamos fazer as contas juntos. Na ferramenta também é mostrado o lance sugerido para anunciar aquele termo, ou seja o Custo por Clique (CPC). Neste caso é de R$ 0,86 para cada acesso.

Já percebeu como vale à pena brigar pelo primeiro lugar no Google para termos relacionados ao seu negócio? Então, vamos comparar para que fique mais claro.

Na segunda posição, o Magazine Luiza teria em média 17,6%, ou seja, 176 mil acessos! Se fosse pagar pelo anúncio, isso representa economizar todo mês R$ 151.360 apenas para a palavra TV.

Ainda parece pouco? Só que o Magazine Luiza não vende apenas TV. Em seu marketplace, pode ter mais de 100 mil ítens! Perceba agora a importância de ranquear bem no Google para todos eles.

SEO: “nunca vi nem comi, eu só ouço falar”

A sigla é em inglês: Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. A grosso modo, o Google tem um algoritmo que define o ranqueamento para cada pesquisa, com base em mais de 200 critérios.

Aplicar SEO no seu site, aliado a uma estratégia consistente de marketing de conteúdo, vai trazer milhares de visitas todos os dias. E o volume é crescente ao longo do tempo. Aplicando as práticas certas, um único artigo no seu blog pode gerar resultados sensacionais!

A estratégia do Magazine Luiza

Agora que está lendo esse artigo, aposto que nunca mais vai enxergar o site do Magazine Luiza da mesma forma. Só que tem muito mais, estamos apenas começando. Agora você vai descobrir como o Magazine Luiza consegue ranquear bem no Google para cada produto, apesar de existiram milhares de lojas virtuais competindo.

  • Otimização do site;
  • Design responsivo;
  • Layout atraente;
  • Descrição do produto;
  • Imagem;
  • Vídeo;

 

Resumindo, cada detalhe é pensado para que a experiência do visitante seja a melhor possível.

2 - Afiliados: “Magazine Você”

Sabendo que na crise muitas pessoas estavam precisando de renda extra, o Magazine Luiza colocou em ação um dos maiores programas de afiliados da internet brasileira. A ideia é bem simples: você se torna muito mais propenso a comprar pela recomendação de alguém que é mais próximo.

No Magazine Você, basta um cadastro rápido para que qualquer pessoa já possa começar a vender sem sair de casa e receber comissões por isso. Toda a estrutura fica pronta em menos de 3 minutos.

3 - Redes sociais

E fortalecendo cada vez mais seu investimento em inovação, além do sucesso de seu programa de afiliados o Magazine Luiza também colheu ótimos resultados por meio das redes sociais.

O próprio “Magazine Você” já formou um poderoso exército divulgando a marca todos os dias no Facebook, Instagram e YouTube, além dos próprios vídeos e postagens criados pela própria empresa.

Mas o que surpreendeu muita gente foi quando o aplicativo de relacionamento Tinder entrou no jogo. A “Lu”, uma espécie de mascote virtual da marca, saiu “paquerando” homens e mulheres no Dia dos Namorados.

E apenas 12 horas após ter entrado no aplicativo, a vendedora virtual já colecionava mais de 150 mil “matches”.

Impressionante! Mas é para mim?

Se depois de tudo que viu aqui você ainda pensa que aplicar essas 3 estratégias poderosas ainda é muito distante da sua realidade, vou contar como já vivenciei isso na prática. Fui contratado para produzir conteúdo e ser curador do blog “Desenhos Realistas”, do expert Charles Laveso.

Em alguns meses de trabalho, conseguimos posicionar artigos com palavras-chave relevantes para seu negócio nas primeiras colocações do Google, atraindo milhares de visitantes todos os dias, que representaram um grande volume de vendas em cursos virtuais.

Portanto, seja você o próximo case de sucesso. Aproveite as estratégias de vendas usadas pelo Magazine Luiza e por diversos negócios de todos os tamanhos. Para isso, vou compartilhar com você meu plano de ação:

  • Planejamento de personas;
  • Análise da concorrência;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Definição do calendário editorial;
  • Publicação de conteúdo;
  • Distribuição;
  • Remarketing;
  • Geração de Leads;
  • Email-Marketing;
  • Vendas;

Se você está comprometido com o crescimento do seu negócio sem precisar investir uma fortuna e quer saber mais detalhes sobre as poderosas estratégias que apresentei aqui, você tem duas alternativas:

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Olá! Tudo bem com você?

Sou graduado em Jornalismo, mas foi no Marketing Digital que descobri minha essência. Me dá enorme satisfação produzir conteúdo que ajuda as pessoas a esclarecer dúvidas ou entender melhor um assunto de seu interesse.

Além de tudo, colaboro com empreendedores, agências, profissionais liberais, afiliados e produtores digitais para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas.

Por isso eu estudo o tempo todo, seja pesquisando, fazendo cursos ou participando de eventos. E, especialmente, aplicando na prática todo esse aprendizado.

Meu trabalho me deu o privilégio de conviver com pessoas incríveis, que estão construindo na internet um novo mercado, baseado nos valores certos. Ética, integridade, gratidão, alta performance e abundância.

Quero ajudá-lo a identificar pontos específicos na sua estratégia que podem ser desenvolvidos para gerar melhores resultados e mais crescimento. Vamos conversar?

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