Como um escritor de conteúdos para a web pode ajudar a sua empresa?

Robson almeida - redator freelancer
Robson Almeida
Redator especialista em SEO

Apenas informações básicas — como um slogan, endereço e telefone — já te convenceram a comprar de alguém? Provavelmente não. Sendo assim, você concorda que o site da sua empresa deve ser mais do que um mero cartão de visitas?

Então leia até o fim para descobrir como um escritor de conteúdos para a web pode ajudá-lo a ser mais competitivo no mercado.

Neste artigo, você vai aprender a usar a internet para atrair uma multidão de consumidores interessados no produto ou serviço que sua empresa oferece. Confira!

Como usar a internet para conquistar novos clientes?

Qualquer empresário sabe a importância de ter ao menos uma noção básica de controle financeiro. E para ajudá-lo a registrar as receitas e despesas, além de fazer o pagamento de impostos, você precisa dos serviços de um contador. Pois da mesma maneira, vai ser importante contratar um escritor de conteúdos para a web se você deseja atrair os clientes certos.

Para que isso fique mais claro, a seguir mostraremos os principais canais que você pode utilizar na internet e como a operação deles necessita de um profissional qualificado.

Redes sociais

Somente o Facebook tem hoje mais de 102 milhões de usuários. São pessoas de todas as idades e classes sociais, que ficam conectadas várias horas por dia em busca de entretenimento, mas também de informações sobre os produtos e serviços que utilizam.

Só que a grande maioria das empresas ainda não é capaz de tornar seus perfis verdadeiramente relevantes. Pense bem: você já realizou alguma venda para alguém que conheceu seu negócio em uma rede social? Qual é o efeito desse canal no seu faturamento?

Voltaremos nessa questão, mas antes precisamos abordar a importância da produção de conteúdo.

Blog

Profissionais liberais, como arquitetos, médicos, advogados, entre outros, como também donos de e-commerce, varejos físicos ou prestadores de serviço, enfim, qualquer negócio tem fortes razões para ter um blog.

Essa afirmação pode soar estranha para quem acompanhou o surgimento da internet, quando os blogs foram precursores das redes sociais. Na época, eram espaços para publicar fotos, poesias, piadas e todo tipo de generalidade. Então por que uma empresa séria deveria perder tempo e recursos com isso, não é mesmo?

Só que essa realidade mudou profundamente. E o surgimento do escritor de conteúdo para a web tem papel fundamental nisso. Hoje os blogs corporativos são utilizados como agregadores de conteúdo, que indexam páginas nos buscadores e atraem milhares de visitantes qualificados para o site da empresa.

As redes sociais estão sujeitas a mudanças em suas políticas. E todo o esforço que você realiza para atrair seguidores pode ser perdido. Muitos não percebem que antes de criarem seus perfis, são levados a concordar com os termos da plataforma. É como morar em um imóvel alugado, no qual o proprietário sempre terá o controle nas mãos.

E-mail marketing

Amplamente utilizado no meio corporativo, o e-mail é também uma forma eficiente de alavancar as vendas. A partir do momento que você estruturar um blog e investir na criação de conteúdo, poderá criar fluxos de nutrição automáticos para divulgar esses materiais.

Basta estimular que os visitantes do seu blog corporativo cadastrem o e-mail deles para receber mais informações. Só que essa comunicação não deve estar limitada ao envio de ofertas e propaganda. Essa prática é conhecida como spam e vem sendo muito combatida.

Contratando um escritor de conteúdo para a web, sua empresa pode desenvolver uma estratégia completa de Inbound Marketing, fazendo com que possíveis clientes avancem automaticamente nessa jornada até se tornarem compradores.

Há vantagens em contratar um escritor de conteúdos para a web?

Depois de apresentar brevemente algumas ferramentas e conceitos, chegou a hora de detalhar o funcionamento dessa estratégia. Afinal, quais os benefícios práticos que sua empresa terá? Como o valor investido se converterá em vendas?

Confira a seguir as vantagens de contratar um escritor de conteúdos para a web:

Valorização da marca e construção de autoridade

Ao contrário da publicidade tradicional, onde o anúncio é realizado interrompendo um conteúdo de jornalismo ou entretenimento, o Inbound Marketing é focado na atração. Os textos ajudam pessoas a resolver problemas, esclarecer dúvidas ou ter mais informações sobre determinado assunto de seu interesse.

Portanto, ao adotar essa metodologia para sua empresa, ao longo do tempo você fará sua marca se tornar uma referência para os consumidores. Nas ferramentas digitais, é bem mais fácil segmentar um público específico.

É como uma mira laser, que torna sua comunicação mais precisa e eficaz. Por isso, o processo também contribui para reduzir seu Custo de Aquisição por Cliente (CAC), possibilitando maior Retorno para o Investimento (ROI).

Educação do mercado

Outro benefício que é importante destacar diz respeito ao engajamento desse possível cliente. Tendo acesso a diversos conteúdos bem alinhados a sua estratégia comercial, ele chegará mais esclarecido ao momento da venda.

Assim, será capaz de entender e valorizar a solução que sua empresa oferece. Essa característica do marketing digital torna sua base de clientes mais sustentável. Ao contrário de empresas que lidam com prospects críticos e impacientes, que absorvem um esforço muito grande da equipe.

Retenção e sucesso do cliente

Automatizando boa parte do relacionamento, sua empresa conseguirá ser mais presente na memória do consumidor. Esse ganho de escala também significa novas oportunidades de vender mais para quem já teve contato com sua empresa, pois essa pessoa continuará engajada.

Um funil de vendas bem estruturado é a garantia de que sempre haverá demanda para sustentar o crescimento contínuo do seu negócio. Além de tudo, favorece estratégias de retenção. Sem contar a facilidade de produzir relatórios e entender o que pode ser melhorado no processo.

Como deve ser o perfil desse profissional?

Agora que você compreende a importância que uma boa estratégia de marketing digital terá para seu negócio, precisa ficar atento na contratação de um escritor de conteúdos para a web. Vamos listar as características que você deve avaliar para encontrar o profissional certo:

  • experiência;
  • conhecimento de marketing digital;
  • domínio da linguagem;
  • entendimento do processo comercial;
  • flexibilidade;
  • pontualidade nas entregas;
  • foco no seu projeto;
  • capacidade analítica;

E o custo-benefício?

Na prestação de serviços, é comum encontrar divergência dos valores cobrados. Mas desconfie quando encontrar uma oferta que pareça muito tentadora. Pois, quando um profissional tem uma política de preços muito agressiva, possivelmente vai gerar transtornos para sua empresa no futuro.

Por outro lado, a contratação de uma agência envolve custos elevados em comparação a um escritor de conteúdos para a web. Entre outras, as despesas com aluguel, equipamentos e obrigações trabalhistas serão incluídas no preço final. Sem contar a maior burocracia envolvida no processo.

Se depois de tudo que foi apresentado aqui, você ainda tem dúvida se vale a pena contratar um redator freelancer, clique no link para ler nosso artigo completo. Nele, você poderá esclarecer tudo que precisa para tomar uma decisão consciente e vantajosa!

 

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