Vale a pena contratar redator freelancer? Suas dúvidas respondidas!

Robson almeida - redator freelancer
Robson Almeida
Redator especialista em SEO

O que você ganha ao contratar redator freelancer?

Para responder a essa pergunta, antes o convido a questionar se você está realmente satisfeito com a presença digital da sua empresa.

Afinal, quem já possui site ou blog e perfis ativos nas redes sociais conhece a necessidade de gerar conteúdo relevante para esses canais.

No entanto, se você ainda não considera essencial ter qualidade e consistência em sua estratégia na internet, provavelmente ainda está desperdiçando tempo e dinheiro. E não faz sentido abrir mão de recursos tão valiosos.

Ao deixar de trabalhar o marketing digital do jeito certo, você escolhe ter resultados medíocres. Mesmo que ainda não saiba disso. O resultado de sua decisão é adiar o crescimento do seu negócio.

Este artigo é para ajudar você:

  • Profissional liberal (advogado, médico, dentista, arquiteto, psicólogo);
  • Produtor e influenciador digital;
  • Gestor de E-commerce;
  • Consultor de Marketing Digital;
  • CEO de agência;
  • Afiliado;
  • Diretor de instituições (ONG’s, associações e outras entidades);

Adquira mais relevância

Imagine como vai ser bom quando sua empresa for reconhecida como autoridade em relação ao produto ou serviço que oferece. E quando um potencial cliente buscar informações no Google, que sua marca esteja em destaque entre os resultados.

Por isso, vale a pena investir no marketing digital e atrair público segmentado. Você será lembrado pelas pessoas certas, no momento em que elas estiverem dispostas a fechar negócio.

E também vai nutrir um relacionamento com menor custo. Assim, poderá medir e avaliar os indicadores, aplicando seus esforços de maneira inteligente e conquistando resultados impressionantes!

O que você vai aprender:

  • Como é o trabalho de um freelancer;
  • A importância do conhecimento em Marketing Digital;
  • O diferencial de um redator experiente;
  • Como ter acesso a novas oportunidades;
  • O que está acontecendo no mercado;

Contratar redator freelancer vale a pena?

Talvez ao criar o seu site ou página no Facebook, você acreditou que poderia abastecer sozinho tais ambientes. Ou, ainda, que sua equipe seria capaz de assumir esta responsabilidade.

Calma, pois esse é o erro mais comum de empreendedores que iniciam no universo digital. E fazem isso por um motivo que até parece ser razoável: evitar custos na fase inicial.

Mas o que acontece na prática é justamente o contrário. Ao não contratar redator freelancer, você desperdiça dinheiro. O pior é que deixa de focar seu tempo naquilo que é mais importante para o crescimento do seu negócio.

Vou explicar em detalhes, mais adiante, como a produção de conteúdo para internet é uma atividade complexa que exige a qualificação adequada. Por isso, ao pensar que está economizando, você pode provocar um verdadeiro desastre.

Em primeiro lugar, nenhum conteúdo que você divulga na internet deve ser por acaso. As redes sociais estão cheias de publicações que são totalmente ignoradas, ou sequer aparecem na timeline dos seguidores.

O Facebook, por exemplo, está cada vez mais rigoroso em seus critérios para selecionar conteúdo relevante. Por isso, contratar redator freelancer não é questão de luxo, mas de pura necessidade.

Além de dominar a escrita e boas práticas de marketing digital, um profissional experiente será capaz de desenvolver uma linguagem específica que se conecta com as pessoas que realmente interessam para seu negócio.

Com isso, sua empresa vai construir autoridade. Do contrário, tudo que você estiver fazendo será totalmente ignorado.

Leitura recomendada: Será que o redator freelancer cobra pouco pelos seus serviços?

Conhecimento em marketing digital

Ao longo dos últimos anos trabalhando com marketing digital, aprendi muitas lições valiosas que agora vou compartilhar com você. E se precisasse resumir tudo em uma única palavra, não teria qualquer dúvida: PERSONA.

As mídias tradicionais estão cada vez menos relevantes, justamente por causa do seu perfil generalista. Com a internet, as pessoas hoje têm acesso a conteúdos específicos, totalmente adequados a seus desejos ou necessidades.

Contratar redator freelancer é importante para estabelecer a persona ideal da sua comunicação. O que é totalmente diferente de ter um público alvo. Ficou em dúvida? Eu explico melhor!

Quando você trabalha com uma persona, está optando por oferecer uma solução customizada.

Funil de vendas

A metodologia mais eficiente para ter resultados através da internet é o Inbound Marketing. Ele se baseia na jornada que o consumidor percorre desde o primeiro contato com seu negócio até depois que a venda foi concretizada.

Assim como um funil, observamos que há um volume maior de visitantes no seu site, ou seguidores da sua empresa nas redes sociais, para que uma parcela desse público venha realmente a fechar negócio.

E ao produzir conteúdo, você deve compreender como funciona esse funil para que em cada etapa do processo seja mais relevante, estimulando seu potencial cliente a avançar para a próxima.

Por isso, me dediquei para entender a fundo esse processo. Além da certificação em Inbound Marketing da Hubspot Academy, uma das maiores especialistas do mundo nesse tema, também passei os últimos anos acompanhando os maiores experts do mercado:

Com eles aprendi o que realmente funciona e me mantenho atualizado sobre as principais tendências da internet.

Outra certificação que obtive, que considero particularmente para o mercado de produtores digitais foi da Hotmart. Inclusive tive a oportunidade de participar do evento FIRE, que a empresa realizou no final de 2017, onde estive pessoalmente com todos os nomes que listei acima.

SEO - otimização para busca

Mais de 97% dos negócios que acontecem por meio da internet estão relacionados a alguma experiência de busca. É quando um cliente pesquisa no Google informações sobre um produto ou serviço que mais faz sentido oferecer o que ele precisa.

E como ser encontrado no Google?

Para te responder isso de forma bem objetiva, basta dizer: seja relevante. Ofereça conteúdo realmente útil para sua persona, não fique o tempo todo apenas oferecendo seu produto ou serviço. Publique conteúdos aprofundados, que sejam melhores do que seus concorrentes.

Para entender isso melhor, fiz diversos cursos de SEO (Search Engine Optimization) nos últimos anos. Entre eles, o da Mestre Academy e também o da Rock Content. Mas as oportunidades de ter contato com especialistas como Alberto André, Willian Rufino, além de Felipe Silva e Rodrigo Nascimento da Buscar ID foram realmente inspiradoras.

Há muito tempo se fala de SEO e há mesmo muito para ser dito. Mas nada adianta se não tiver bom conteúdo. Enfim, SEO é mais uma ótima razão para contratar redator freelancer.

Criação de sites

Hoje eu mesmo desenvolvo meus sites, mas não acredito que isso seja viável para um empreendedor focado em outras responsabilidades. Só que você pode até pagar uma agência ou programador para fazer o seu, mas também vai precisar de conteúdo para ele.

Até algum tempo atrás, muitos sites eram usados como meros cartões de visita na internet. Informações básicas como endereço e telefone, um breve histórico, mas não muito além disso.

Hoje as empresas que alcançam os melhores resultados já perceberam que o conteúdo é fundamental para que o site seja uma máquina de gerar oportunidades, trabalhando 24 horas por dia.

Artigos para seu blog

Depois de escrever mais 283.428 palavras em artigos de blog, que geraram milhões de visitas, milhares de leads e centenas de vendas para seus respectivos projetos, hoje consigo enxergar o real valor de um bom artigo.

Conhece a regra de Pareto? Ela comprova que 80% dos resultados acontecem de 20% dos esforços. E isso pode ser facilmente percebido quando o assunto são artigos de blog.

Pouco adianta “pagar barato” por conteúdos de baixa qualidade, que são a cópia da cópia da cópia. Não queime seu dinheiro assim. Você vai se frustrar e ficar muito triste quando perceber que tudo isso foi jogado fora.

Para criar artigos de blog que realmente ajudem sua empresa a realizar as metas, o que você precisa é de um profissional experiente capaz de entregar bom conteúdo. Reflita sobre isso ao contratar redator freelancer.

O que vai gerar resultados para seu negócio é ter um planejamento bem alinhado, com seu calendário editorial definido.

Você precisa de um bom profissional 

Para que você tenha uma fotografia mais clara do que estou dizendo, vamos a um exemplo.

Imagine um profissional liberal. Talvez seja esse o seu perfil de negócio, como advogado, dentista, fisioterapeuta, desenvolvedor de sistemas, arquiteto, psicólogo ou consultor. Ou talvez você seja um produtor digital, que criou seu próprio curso.

Vamos supor que você está com problemas burocráticos ou tributários. Se você empreende no Brasil, sabe que isso não é difícil de imaginar.

Pois bem, no ano passado você pagava certa alíquota na sua operação, mas foi notificado que terá que recolher uma multa de R$ 90 mil porque o cálculo do imposto devido não estava certo.

E vamos imaginar que esse valor é muito significativo para seu fluxo de caixa. Mas, por outro lado, você não pode perder a autorização para tocar seu negócio. Logo, precisa resolver esse problema da melhor forma possível.

Ao se ver nessa situação, com certeza você vai procurar o melhor profissional, que seja capaz de resolver o seu problema. Não é um estagiário que você vai procurar.

Da mesma forma, as empresas de maior sucesso nos últimos anos estão fortemente estabelecidas no universo digital. Veja o exemplo de grandes redes varejistas, como o Magazine Luiza, cujo faturamento online é muito expressivo para o negócio como um todo. Tanto é assim que foi criado um time especificamente para se dedicar à inovação.

Ou o Bradesco, um dos maiores bancos privados do país, que agora está investindo em uma Start-UP para o mercado financeiro.

Poderia me estender aqui, com centenas de exemplos. Mas tenho certeza que vale à pena focar em como contratar redator freelancer é indispensável para seu negócio.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma das formas mais eficazes e de baixo custo para atrair e se relacionar com os clientes. Só que muitas vezes esta poderosa ferramenta é utilizada de forma errada, causando graves consequências.

A primeira delas é que os servidores de e-mail acompanham a reputação do seu domínio. O envio de SPAM, ou seja, mensagens não solicitadas, vai comprometer suas taxas de entrega, abertura e cliques.

Mais do que isso, o envio de e-mail não pode ser sem propósito. Defina um planejamento no qual cada mensagem tenha objetivos bem claros, a periodicidade ideal e um conteúdo que realmente interessa.

Nesse aspecto, contratar redator freelancer que seja capacitado para produzir e-mail marketing fará muita diferença. Quando trabalhei em uma das maiores agências de lançamentos do Brasil, a  Web Mentoring, percebi o quão poderosa pode ser uma sequência de e-mail bem orquestrada.

E na redação das mensagens, cada palavra faz enorme diferença. Só que não é pelo número de palavras que você deve medir, mas sim pela capacidade persuasiva que cada mensagem apresenta.

Redes Sociais

Muitas empresas tem a esperança de atrair interessados pelas redes sociais apenas criando um perfil e fazendo publicações aleatórias com promoções, mensagens motivacionais e até piadinhas. Além de perderem tempo, na verdade estão prejudicando sua reputação na internet.

Para colocar em prática uma estratégia eficaz nas redes sociais como facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterst, entre outras, você precisa contratar redator freelancer.

Assim, vai organizar um calendário de publicação capaz de promover maior engajamento e relevância, gerando realmente novas oportunidades de negócio.

Anúncios online

Pagar ao Facebook ou Google para exibir links patrocinados não é garantia de sucesso. Antes de tudo, você precisa se tornar relevante, com chamadas persuasivas e uma segmentação bem delimitada.

Um profissional de marketing que tenha expertise para gerenciar suas campanhas vai assegurar mais resultados para cada investimento que sua empresa realiza.

Planejamento de personas

E por falar em segmentação de público, o pior erro que um negócio pode cometer é o de não documentar suas personas ideais. Você deixa de colher informações e aprender com cada conteúdo, anúncio, email ou postagem em rede social.

Contratar redator freelancer para fazer o planejamento das suas personas vai garantir o fortalecimento da sua presença online a longo prazo.

E-books

Se você quer gerar cadastros de pessoas interessadas no produto ou serviço que sua empresa oferece, precisa desenvolver boas iscas digitais. E um e-book bem escrito é muito eficiente para esse objetivo.

Gere valor para o seu público e seja percebido como referência no negócio em que atua. Basta contratar redator freelancer para desenvolver e-books que vão gerar milhares de cadastros automaticamente!

Como contratar um redator freelancer?

Após vários anos de trabalho no mercado de Comunicação, criei a Bom Conteúdo ao perceber que a internet está repleta de textos que não são lidos, muito menos admirados ou compartilhados.

Verdadeiros “zumbis” ocupando espaço em sites que recebem poucos acessos e não geram cadastros nem vendas.

Por isso, busquei me qualificar com os melhores especialistas em marketing digital para oferecer uma contribuição relevante aos projetos de meus clientes. Assim, trabalho lado a lado, identificando pontos específicos de melhoria e crescimento.

Que tal iniciar uma parceria?

 

Veja também:

Endereço

Avenida Augusto de Lima, 233 - Centro

Belo Horizonte-MG - CEP 30190-001

Comercial

Robson Almeida
(31) 987435435